instalando 2 versões do firebird na mesma máquina

Objetivo: Instalar 2 versões do firebird no mesmo sistema operacional, eu instalei no sistema operacional windows 7

Requisito: Conhecimento básico para instalação das versões do banco de dados.

Yae galera beleza, hoje eu vou passar para vocês como fazer essa proeza então, recentemente passei por este problema e deu um trabalho legal. Graças ao Hélio Oliveira consegui instalar a versão 1.5 e a 2.5 do firebird no meu windows. 

Primeiramente instale 1 das versões na sua máquina, vai ser instalado normalmente. Quando você tentar instalar mais uma versão ele vai dar um erro alegando que o serviço já está funcionando, algo como: "Um servidor firebird anterior já se encontra em execução..". Você deverá entrar então no painel responsável pelos serviços e parar os 2 que estão rodando. Vá em Ferramentas Administrativas/Serviços e pare o serviço do firebird. Feito isto, execute novamente o processo de instalação da outra versão do Firebird. Concluída a instalação da nova versão, vamos agora instanciar o serviço e iniciar o mesmo, isto será feito manualmente através da aplicação de linha de comando instsvc que faz parte do pacote de instalação e encontra-se na pasta bin.

Vá na pasta onde está instalada a versão do firebird que você instalou por último, no meu caso foi a 2.5, o caminho da minha pasta aqui é C:Program Files (x86)FirebirdFirebird_2_5, encontre o arquivo firebird.conf, botão direito do mouse e abrir com o bloco de notas, estando no arquivo encontre a seguinte linha:

#RemoteServicePort=3050 e faça as seguintes alterações:

– remova ( # ) da frente do nome e depois altere o número da porta 3050 para qualquer outro número de porta permitida(eu coloquei 3060). Salve as alterações feitas no documento e saia do editor de textos.

Pronto agora vamos iniciar o processo de criação da instância do serviço e a inicialização do mesmo. Faremos isto por linha de comando no prompt ok? 

Abra um prompt de comando (Iniciar/Executar – cmd ou Iniciar/Programas/Promp de Comando). Na tela que se abre digite: cdArquivos de ProgramasFirebirdFirebird_x_x* <Enter>

Digite cd bin <Enter>, digite instsvc i –s –a –g –n Firebird_2_5* <Enter> (observe o parâmetro –n e logo em seguida o nome Firebird_2_5 – este será o nome do meu serviço para o FB 2.5), será mostrada duas linhas de mensagens informando-lhe que foram criados com sucesso as instâncias do Server e Guardian. Agora digite instsvc sta <Enter>, será mostrada uma nova linha de mensagem lhe informado que o serviço foi iniciado com sucesso.

*x_x é a versão que vc está instalando, se for a 2.5 será 2_5, etc.

Espero ter ajudado galera, até a próxima.

Link do site do Hélio Oliveira que me ajudou muito: http://hpensador.blogspot.com/2008/06/diversas-verses-do-firebird-em-uma_01.html

Anúncios

5 comentários em “instalando 2 versões do firebird na mesma máquina

  1. Ola Bryan, cara eu fiz isso e ate ai tudo bem, mas como eu acesso a base para ter certeza que as duas versoes estao rodando, eu utilizo o IBExpert e ja tentei de tudo e nao consigo acesar, se tiver alguma outra maneira fico grato pela ajuda

  2. Olá Sandro, blz? Então você pode verificar se está rodando os 2 serviços no painel do windows mesmo. No IBexpert eu apanhei um pouco para descobrir mas assim, por exemplo no meu caso, eu crio um banco e escolho a versão do firebird que eu quero, só que no localhost ele por padrao utiliza o server firebird 1.5 aki, qdo eu vou criar um banco firebird 2.5 dae eu altero para localhost3060 que foi a porta que eu escolhi. É fácil verificar qual server o seu banco está usando. com o IBexpert aberto clica em cima do banco e abaixo ele tem as configs do banco e em uma das configs tem o server version (o banco tem que estar aberto) ou qdo vc efetua teste de conexão ele fala qual serviço ele está usando. vlw[quote name=”Sandro”]Ola Bryan, cara eu fiz isso e ate ai tudo bem, mas como eu acesso a base para ter certeza que as duas versoes estao rodando, eu utilizo o IBExpert e ja tentei de tudo e nao consigo acesar, se tiver alguma outra maneira fico grato pela ajuda[/quote]

  3. Bom dia
    tem como a gente colocar o 2.0.3 e o 2.5 pra rodar na mesma maquina
    so que um programa tem um instalador que ja instala o 2.0.3 dai quando tento instalar o 2.5 dai nao funciona o programa do firebird 2.5 da erro e nem abre o banco pelo ibexpert.

    bom dia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s